Pular para o conteúdo principal

Viver em sociedade - não é uma tarefa fácil!

Viver em sociedade exige de cada um de nós muita flexibilidade e jogo de cintura. Porque precisamos lidar com os mais os diferentes tipos de pessoas. 
Pessoas com egos inflados, que tem a necessidade de ser a que manda, que controla, que quer tudo do seu jeito, no seu tempo, aquela que pede opinião e que rejeita todas que lhe chegam, aquelas que ouvem apenas para responder e não para se comunicar. É cansativo. 
Quando perguntamos alguma coisa precisamos estar preparados para as respostas. 
Quando direcionamos a resposta é uma coisa. Fazemos a pergunta certa para que a pessoa acabe responde aquilo que queremoa ouvir. Mas ouvir de verdade aquilo que o outro trás exige muita delicadeza e empatia.

É angustiante conviver em sociedade. Quando me permito estar entre pessoas, em grupos, me lembro do porque amo a minha casa, o meu cantinho rs. Porque não é fácil. Sem contar que as vezes se evita até falar a verdade, aquilo que sentimos com medo de magoar o outro. E aí, vem o outro, sem pudor e te magoa com suas palavras e comportamentos. E aí o corpo começa a responder, com dores de cabeça, cansaço excessivo, manchas na pele herpes e tantas outras características.

O mundo não gira ao nosso redor. Não temos que ter o controle de tudo. Precisamos aprender a confiar no outro e no processo. Estanos no mundo das imperfeições. As pessoas são imperfeitas. Estamos todos em construção. Mas que isso não seja usado como justificativa para atacar e magoar ninguém. 

E falando em construção, que possamos aproveitar esses momentos difíceis que vivemos para evoluir. Que facamos da nossa passagem aqui na terra, produtiva. 

Que possamos deixar essa guerra de egos(foi EU que fiz, a ideia foi MINHA, EU tomei a frente, EU organizei) que ao demonstra a nossa fraqueza, a necessidade de chamar atenção para se dizer útil perante alguns momentos. 

E pra finalizar, não que isso seja feito de maldade, conscientemente (muitas vezes sim rs). Mas que possamos nos autoanalisar e perceber que essa necessidade que cada um tem pode machucar o outro. E será que machucar o outro é o que queremos? Machucar o outro para inflar o seu ego? Só pra você se sair como a incrível, magistral? Nem tudo é só nosso jeito, do jeito que queremos. Principalmente quando convivemos em grupos, em sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Movimentação e a Educação - Será que acompanhamos? Manipulados ou Manipuladores?

                Ha algum tempo atrás, a educação e a escola não eram valorizadas - como ainda é. A educação era tida como exclusão, negação, uma situação que não era real. Pois o conhecimento promove a autonomia, que não era admissível que tivesse nas escolas, que tinha como papel apenas o repasse de informações.                 Ainda bem que os tempos são outros, há sim exclusão mais também há aqueles que façam valer o seu conhecimento e fazem a coisa acontecer. Mas também vemos ainda muitos profissionais da educação atuando como repassadores de informações e alunos passivos, apenas receptores. É preciso ampliar os espaços onde se discutem os conhecimentos, como as escolas por exemplo. É preciso parar para analisar as informações que recebemos do mundo para saber o que vamos fazer com elas.                 Já sabemos que as informações puras e cruas, não passam de informações. Para gerar o aprendizado é necessário que essa informação seja transformada em conhecimento. E dessa forma,

Vicentinos

Ontem reunidos com os vicentinos foi maravilhoso! Só de estar com pessoas queridas já foi tudo de bom. Assistimos o filme "Minha Vida Na Outra Vida". Eu já tinha assistido, a Livia e a Re também já. Mas foi incrível. Porque a cada vez que você assiste você sente algo novo, diferente. E eu chorei copos rs... Porque nós nos perdemos na nossa rotina, no dia-a-dia que não nos permitimos parar pra analisar as coisas belas da vida, nas oportunidades que o pai nos dá de voltar e acertas. As oportunidades são MUITAS e das mais variadas formas. Mas nos falta sensibilidade para tal. O dia que nos conhecermos de verdade, saberemos ouvir, saberemos sentir e notar as nuances que o criador nos mostra. Deus, pai querido, Jesus irmão, Maria nossa mãe, obrigado por amparar a todos nós! Que tenhamos sempre força, fé, coragem e muito amor em nossos corações. Obrigado por encontrar pessoas tão especiais e importantes, digo, obrigado pela oportunidade do REencontro. Obrigado pelos amigos e pela

Será que ainda existe o amor?

Desde que me conheço como gente, ouço falar em traição, em poligamia. E hoje me pergunto: porque as pessoas traem? Será realmente necessária a traição? Devo um dia trair a quem amo? A cada dia que se passa, parece que o fato se tornou normal. Vemos as pessoas falando claramente, abertamente que se tiver vontade vai trair mesmo. E lembrando que muitos casos ficam escondidos, abafados. quantos casais não traem e o conjuge nem fica sabendo? Casamentos de anos se desmanchando por causa de traição?! Conhecemos casos diversos, através dos amigos, dos vizinhos, das novelas e filmes. E parece que está virando moda essa onda de traição. Se algo não está legal no relacionamento, nada melhor do que a boa e velha "D.R.". É hora de discutir a relação e colocar ao parceiro o que não está legal, o que precisa mudar e de repente melhorar. Quem nunca fez isso? Acredito que se realmente existe amor entre os dois, não existe traição. Não tem essa necessidade. A melhor solução, por mais