O que seria de nós sem o conhecimento? Nada e ninguém!
É prazeroso você olhar para um telejornal, por exemplo, ver uma notícia e conseguir entender, compreender e interpretar aquela informação. Pois o conhecimento nos proporciona isso, além de nos propiciar conhecer pessoas, trocar idéias, conhecer lugares, questões sociais e econômicas, e nos levam sempre adiante. Pois não paramos nunca. E dessa maneira conseguimos acompanhar as mudanças que ocorrem no nosso cotidiano, conseguimos estar atentos à realidade. O conhecimento nos faz seguir sempre adiante. E algumas vezes, até mesmo, sem percebermos.
Quando adquiro conhecimentos, eu mudo o meu contexto. A minha maneira de visualizar o mundo se modifica. Eu fico atento para a realidade e vou mudando o “mundo” a minha volta. Mudo hábitos, maneira de falar e de se comportar e também os métodos ao qual eu ensino.
O ato de conhecer compromete a mudança da realidade. Ficamos mais atentos ao nosso comprometimento ético. Questionamos-nos sobre o nosso compromisso com o outro. E a educação é um dos caminhos, um dos meios que levam a essa mudança, a esse despertar para a verdade.
E quando passamos a ter conhecimento, nos surge a dúvida, o questionamento sobre determinado assunto, onde algumas vezes - o que é uma pena, deveria ser sempre - , vamos atrás de uma resposta, enfim pesquisamos. E é essa busca pela resposta que nos esclarece, tira o véu da frente dos nossos olhos e nos faz enxergar a luz. Descobrimos o “novo”, e dessa maneira achamos respostas para nossas icógnitas. Abrindo, assim, caminhos para chegar até a iluminação. Que se refere aquilo que antes não sabíamos, buscamos saber e adquirimos uma resposta. No entanto, um novo conhecimento, um novo saber.
Mas também sabemos que essa falta de luz nos é necessária. A ignorância faz parte do ser humano. Pois nós não sabemos tudo. Porem é essa falta de luz que nos impulsiona a querer saber mais. A descobrir sobre o que ainda não sabemos, o que não conhecemos. Pois não existe pessoa que seja capaz de aprender. Mas tenhamos o senso de compreender que cada um aprende no seu tempo, no seu ritmo e de uma maneira própria.
Todos nós somos capazes, pois essa força, esse impulso está dentro de cada um. E para que tenhamos ao final, um resultado positivo, basta realmente querermos descortinar aquilo que está a nossa fronte e enfim conseguiremos.
Comentários