Pular para o conteúdo principal

O Ser e o Conhecimento

O que seria de nós sem o conhecimento? Nada e ninguém!
                É prazeroso você olhar para um telejornal, por exemplo, ver uma notícia e conseguir entender, compreender e interpretar aquela informação. Pois o conhecimento nos proporciona isso, além de nos propiciar conhecer pessoas, trocar idéias, conhecer lugares, questões sociais e econômicas, e nos levam sempre adiante. Pois não paramos nunca. E dessa maneira conseguimos acompanhar as mudanças que ocorrem no nosso cotidiano, conseguimos estar atentos à realidade. O conhecimento nos faz seguir sempre adiante. E algumas vezes, até mesmo, sem percebermos.
                Quando adquiro conhecimentos, eu mudo o meu contexto. A minha maneira de visualizar o mundo se modifica. Eu fico atento para a realidade e vou mudando o “mundo” a minha volta. Mudo hábitos, maneira de falar e de se comportar e também os métodos ao qual eu ensino.
                O ato de conhecer compromete a mudança da realidade. Ficamos mais atentos ao nosso comprometimento ético. Questionamos-nos sobre o nosso compromisso com o outro. E a educação é um dos caminhos, um dos meios que levam a essa mudança, a esse despertar para a verdade.
                E quando passamos a ter conhecimento, nos surge a dúvida, o questionamento sobre determinado assunto, onde algumas vezes - o que é uma pena, deveria ser sempre - , vamos atrás de uma resposta, enfim pesquisamos. E é essa busca pela resposta que nos esclarece, tira o véu da frente dos nossos olhos e nos faz enxergar a luz. Descobrimos o “novo”, e dessa maneira achamos respostas para nossas icógnitas. Abrindo, assim, caminhos para chegar até a iluminação. Que se refere aquilo que antes não sabíamos, buscamos saber e adquirimos uma resposta. No entanto, um novo conhecimento, um novo saber.
                Mas também sabemos que essa falta de luz nos é necessária. A ignorância faz parte do ser humano. Pois nós não sabemos tudo. Porem é essa falta de luz que nos impulsiona a querer saber mais. A descobrir sobre o que ainda não sabemos, o que não conhecemos. Pois não existe pessoa que seja capaz de aprender. Mas tenhamos o senso de compreender que cada um aprende no seu tempo, no seu ritmo e de uma maneira própria.
                Todos nós somos capazes, pois essa força, esse impulso está dentro de cada um. E para que tenhamos ao final, um resultado positivo, basta realmente querermos descortinar aquilo que está a nossa fronte e enfim conseguiremos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Movimentação e a Educação - Será que acompanhamos? Manipulados ou Manipuladores?

                Ha algum tempo atrás, a educação e a escola não eram valorizadas - como ainda é. A educação era tida como exclusão, negação, uma situação que não era real. Pois o conhecimento promove a autonomia, que não era admissível que tivesse nas escolas, que tinha como papel apenas o repasse de informações.                 Ainda bem que os tempos são outros, há sim exclusão mais também há aqueles que façam valer o seu conhecimento e fazem a coisa acontecer. Mas também vemos ainda muitos profissionais da educação atuando como repassadores de informações e alunos passivos, apenas receptores. É preciso ampliar os espaços onde se discutem os conhecimentos, como as escolas por exemplo. É preciso parar para analisar as informações que recebemos do mundo para saber o que vamos fazer com elas.              ...

Vicentinos

Ontem reunidos com os vicentinos foi maravilhoso! Só de estar com pessoas queridas já foi tudo de bom. Assistimos o filme "Minha Vida Na Outra Vida". Eu já tinha assistido, a Livia e a Re também já. Mas foi incrível. Porque a cada vez que você assiste você sente algo novo, diferente. E eu chorei copos rs... Porque nós nos perdemos na nossa rotina, no dia-a-dia que não nos permitimos parar pra analisar as coisas belas da vida, nas oportunidades que o pai nos dá de voltar e acertas. As oportunidades são MUITAS e das mais variadas formas. Mas nos falta sensibilidade para tal. O dia que nos conhecermos de verdade, saberemos ouvir, saberemos sentir e notar as nuances que o criador nos mostra. Deus, pai querido, Jesus irmão, Maria nossa mãe, obrigado por amparar a todos nós! Que tenhamos sempre força, fé, coragem e muito amor em nossos corações. Obrigado por encontrar pessoas tão especiais e importantes, digo, obrigado pela oportunidade do REencontro. Obrigado pelos amigos e pela ...

Será que ainda existe o amor?

Desde que me conheço como gente, ouço falar em traição, em poligamia. E hoje me pergunto: porque as pessoas traem? Será realmente necessária a traição? Devo um dia trair a quem amo? A cada dia que se passa, parece que o fato se tornou normal. Vemos as pessoas falando claramente, abertamente que se tiver vontade vai trair mesmo. E lembrando que muitos casos ficam escondidos, abafados. quantos casais não traem e o conjuge nem fica sabendo? Casamentos de anos se desmanchando por causa de traição?! Conhecemos casos diversos, através dos amigos, dos vizinhos, das novelas e filmes. E parece que está virando moda essa onda de traição. Se algo não está legal no relacionamento, nada melhor do que a boa e velha "D.R.". É hora de discutir a relação e colocar ao parceiro o que não está legal, o que precisa mudar e de repente melhorar. Quem nunca fez isso? Acredito que se realmente existe amor entre os dois, não existe traição. Não tem essa necessidade. A melhor solução, por mais...