Pular para o conteúdo principal

Quando eu desejo que o meu melhor seja também para o outro

No cotidiano da vida perdemos a capacidade de olhar para o outro de forma sensível. Explodimos, gritamos, ofendemos, machucamos. A vida parece uma guerra. Algumas vezes para sanar um pouco a dor silenciamos, mas guardar tanta dor também machuca.

Muitas vezes as nossas ações não condizem com aquilo que falamos. Então como ser exemplo dessa forma? A gente precisa pensar. Todos nós somos exemplos uns para os outros. Obviamente não existe ninguém perfeito. Mas a nossa busca deveria ser para que fôssemos pessoas melhores. Mas nossa busca é por dinheiro. Tudo bem, tudo envolve dinheiro, precisamos dele, é um mal necessário. Mas precisa ser o foco de nossas vidas? Vale a reflexão.
E quem amamos? Não vale um almoço juntos? Um papo gostoso, agradável? Um afago, um carinho? Uma tarde juntos?

Somos seres ainda tão grosseiros, no sentido sensibilidade. A rotina nos cobre com uma manta preta, como uma venda, nos impedindo de elogiar o pequeno feito, de valorizar o outro. O outro, assim como nós, também precisa de carinho e dedicação.
Parafraseando uma frase antiga... Temos que tratar o outro como gostaríamos de ser tratados. Parece difícil colocarmos isso em prática. Queremos sempre estar por cima. Isso em todos os âmbitos da vida. Seja ele familiar, profissional, social, escolar,...

Ter esse olhar mais sensível para o mundo, desacortina a nossa mente. Nos fazendo enxergar tudo de outra forma. É um trabalho difícil. Mas tudo é exercício, é prática, é construção.
Todos os dias estamos nos construindo, aprendendo coisas novasz com a vida e com  o outro. Precisamos por em prática esse olhar perante a vida, perante as pessoas. Não vamos aprender da noite para o dia, fato. Mas se construimos um pouco hoje, um pouco amanhã, lá na frente seremos pessoas muito melhores. É como construir uma casa. Aos poucos. Mas precisamos dar o primeiro passo de querer mudar, querer ser melhor.

E a mudança não é para que o outro veja. Não! Isso é vaidade! A mudança vai estar dentro de cada um de nós. É sempre por nós. E para nós!
Pode ser que o outro veja a mudança e em algum momento também nos elogie. Aí veremos que valeu a pena. Isso é reciprocidade. Mas independente do outro. Ė sempre por nós. Precisamos ser melhores.

Sabe a namorada? Elogie! Sabe aquela colega de trabalho que sempre chega na hora e sai sempre depois do horário, mas a gente só vê o que ela não faz? Valorize, incentive! Sabe o pai chato? É o pai que você tem. Agradeça! Sabe quando percebe que fala demais? Fale menos! Pra que mentir para ficar por cima em determinadas situações? Seja humilde! São pequenos atos que transformam a nossa vida. E quando mudo a mim, colaboro também com a mudança do outro.

Pela simplicidade da vida! Pelo desejo de ser uma pessoa melhor! Pelo desejo de mudança! Pelo desejo de me reconhecer uma pessoa melhor! Por mim, por você! Pela vida! Por menos agrassividade e mais docilidade!

Vamos começar a praticar hoje?!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Será que ainda existe o amor?

Desde que me conheço como gente, ouço falar em traição, em poligamia. E hoje me pergunto: porque as pessoas traem? Será realmente necessária a traição? Devo um dia trair a quem amo? A cada dia que se passa, parece que o fato se tornou normal. Vemos as pessoas falando claramente, abertamente que se tiver vontade vai trair mesmo. E lembrando que muitos casos ficam escondidos, abafados. quantos casais não traem e o conjuge nem fica sabendo? Casamentos de anos se desmanchando por causa de traição?! Conhecemos casos diversos, através dos amigos, dos vizinhos, das novelas e filmes. E parece que está virando moda essa onda de traição. Se algo não está legal no relacionamento, nada melhor do que a boa e velha "D.R.". É hora de discutir a relação e colocar ao parceiro o que não está legal, o que precisa mudar e de repente melhorar. Quem nunca fez isso? Acredito que se realmente existe amor entre os dois, não existe traição. Não tem essa necessidade. A melhor solução, por mais

Quando a solidariedade é pauta da vez

Fazer o bem é bom . Quando grandes tormentas acontecem, sejam elas naturais ou não, logo nos vem o sentimento de solidariedade, os alardes na mídia... da uma vontade de ajudar, mas logo tudo isso passa. E isso me faz refletir sobre a solidariedade. As vezes queremos ajudar Brumadinho, Mariana, a Síria, a África. Mas e aqueles que estão ao nosso lado? Não merecem ajuda? Porque não estão na mídia? Porque vc não vai ganhar nada em troca? Muitas vezes queremos ė que as pessoas saibam a quem estamos ajudando para nosso ego se vangloriar, pra parecermos que somos pessoas muito boas. Mas não ajudamos um familiar que tá com uma conta atrasada, um amigo que tá sem ter o que comer aquele mês, um medindo na rua com um cobertor ou agasalhos, mas queremos ajudar lá longe. A verdadeira caridade começa dentro de casa, compreendendo a esposa e filhos, dando atenção, amor, carinho. Pois se a nossa casa interna está bem, em harmonia, estaremos aptos a fazer o bem também aos outros. E a caridade não

Quando tudo muda... [... e que bom que muda, graças a Deus...]

A vida muda constantemente. Um dia estamos em um lugar, outro dia em outro. Olhe a minha vida. Onde estou hoje. Não foi uma escolha, não foi porque eu quis. Mas cá estou. Não foi fácil. Mas me adaptei. Vi que apesar de não ter sido por escolha a vida me trouxe até aqui. E aqui sou feliz. Do meu jeito. Do nosso jeito.  A vida é cíclica. Tudo muda o tempo todo. E mudanças não são ruins. Nos faz crescer.  Quando criança sofria muito quando meus amigos de rua se mudavam, eu sofria e não entendia. Mas com o tempo vamos aprendendo a lidar com a dor, com as experiências e expectativas. E até hoje é assim, cíclico. Basta olharmos ao redor e ver que muitos amigos já não fazem mais parte do nosso, do meu, dia a dia. E isso não é ruim. Não quer dizer que não haja sentimentos. Mas apenas as circunstâncias, objetivos, rotinas e outras, mudaram. Mas a gente nunca esquece quem já esteve com a gente nos bons e maus momentos.  Sempre digo que é como se Deus enviasse anjos sem asas para nos ajudar, nos