Crescer é natural, faz parte do ser humano ir para a frente, buscar caminhos melhores, em todos os sentidos, seja pessoal, profissional, etc. O grande erro é quando ultrapassamos os limites, quando a ambição nos leva por caminhos pelo qual nos perdemos e passamos a nem nos reconhecer mais. Quando tudo o que importa é ter, ter e ter. E fazemos isso achando que o dinheiro é tudo na nossa vida. Abusa-se do "poder" para se conseguir mais dinheiro, abusa-se de status... E tudo isso pra que? Pra massagear e inflar o ego doentio.
E me pergunto: vale mesmo a pena ser tão ambicioso, se perder no caminho?
Deixando família, amigos, relação?
A felicidade está dentro da gente. Se temos pouco ou muito, não é isso que nos torna felizes. Mas o que fazemos com isso.
Muitas pessoas ambiciosas tem o prazer de ter pra mostrar que tem, que é mais... E não faz o principal que é dar a mão para quem não tem e ajudar a essas pessoas a se reerguerem também. Muito comum vermos essas pessoas fazerem uma boa ação e sair por aí dizendo que fizeram. É para inflar o ego, nada mais. Mesmo porque só ajudou aquela uma vez para poder sair espalhando depois e nunca mais se teve notícia de uma outra ação.
As vezes parece que o mundo está perdido. Mas precisamos refletir sobre o que é felicidade. Pra que tanta ambição? Pra que?
Frases como "vou valorizar quem teve já merda comigo", "quando a coisa melhorar pra mim vai melhorar pra você também" são comumentemente utilizada pelos ambiciosos, mas quando se chega lá - ou perto, esqueceu-se do que foi dito. E o ambicioso cresce sozinho deixando os que lhe ajudaram a crescer para trás, ainda no chão. Eu não quero ser assim. Eu não sou assim. Porque pode não parecer mais as pessoas rodas ao nosso derredor percebem o uso ainda escravo que se faz das pessoas, as utilizando de caixote para subir e se afastam. Não quero que pessoas boas se afastem de mim. Quero continuar íntegro. Jamais quero me corromper por conta de ambição. Mesmo porque a conta vem. Sempre vem. E eu estarei com a minha consciência tranquila por sempre ter dado o meu melhor, mesmo para quem parecia que não valia a pena.
Comentários