Pular para o conteúdo principal

A Movimentação e a Educação - Será que acompanhamos? Manipulados ou Manipuladores?

                Ha algum tempo atrás, a educação e a escola não eram valorizadas - como ainda é. A educação era tida como exclusão, negação, uma situação que não era real. Pois o conhecimento promove a autonomia, que não era admissível que tivesse nas escolas, que tinha como papel apenas o repasse de informações.
                Ainda bem que os tempos são outros, há sim exclusão mais também há aqueles que façam valer o seu conhecimento e fazem a coisa acontecer. Mas também vemos ainda muitos profissionais da educação atuando como repassadores de informações e alunos passivos, apenas receptores. É preciso ampliar os espaços onde se discutem os conhecimentos, como as escolas por exemplo. É preciso parar para analisar as informações que recebemos do mundo para saber o que vamos fazer com elas.
                Já sabemos que as informações puras e cruas, não passam de informações. Para gerar o aprendizado é necessário que essa informação seja transformada em conhecimento. E dessa forma, vamos nos sentir mais felizes, a vida se torna mais satisfatória, mudamos nossa postura e conseguimos agir com mais segurança. E assim podemos transformar o mundo a nossa volta, pois vamos ver as coisas com outros olhos, por outros ângulos, antes fechados, presos na escuridão.
                O interessante é que quando estamos pesquisando sobre dado assunto/objeto, estamos vivenciando um estado de laboratório. Conseguimos superar desafios. Esse estado é o de estar observando. Ver como a coisa realmente funciona. Atentamos-nos sobre o assunto/objeto de maneira mais cautelosa e ai surge o questionamento que nos faz subir mais um degrau, desacortinando as nossas mentes e nos trazendo mais um novo conhecimento. Valendo ressaltar que a mídia também promove essa interação de informações, manipuladoras, tanto de maneira positiva ou negativa. Manipulando o ser humano com as informações que acham cabíveis que a população saiba e conheça. Então cabe a nós termos o senso crítico e analisar o que realmente vale a pena, o que nos interessa.
                A função da pesquisa é justamente nos fazer progredir, buscar coisas novas e assim buscar novas possibilidades, novas alternativas. E confrontar os conhecimentos é uma maneira de se conhecer coisas novas, ir atrás de algo novo. E ao descobrir coisas novas, algumas vezes, colocamos em prática, no nosso cotidiano, fazendo com que algumas coisas se facilitem. Fazendo-nos ser mais felizes, apesar de mesmo tendo um pouco de conhecimento, em muitos campos práticos da vida, acabamos dificultando e tornando os outros e até a nós mesmos seres infelizes. Por isso é interessante analisar o quanto a busca pelo novo é importante. Por isso o confronto, o questionamento. Será que realmente vale a pena? Posso mudar de atitude? É preciso ter conhecimento para tal. Mas também é preciso coragem. Porque sem conhecimento não tem como agirmos no mundo.
                Temos que estar sempre pesquisando, nos inovando. O conhecimento nos liberta do medo do desconhecido, nos da independência e autonomia. E é importante que nós enquanto educadores saibamos educar para a autonomia. Para que “criemos” seres críticos e pensantes. Pois o mundo está aí, recheado de informações boas e más. Mas se temos o conhecimento, também sabemos reconhecer as conseqüências de nossas escolhas. Ter o senso crítico é fundamental nesse mundo tão fulminante de informações que saem por todos os lados.
                Que não sejamos apenas mais um, mais alguns. Que saibamos fazer a diferença. Não perfeitamente, pois ainda estamos muito longe disso, seria pretensão demais. Mas que deixemos o nosso legado da melhor maneira possível, que demos o nosso melhor. Que não nos acomodemos e vivamos sempre da pesquisa para que – desta forma – possamos deixar e fazer coisas boas por tantos que ainda precisam de um pouquinho de informações, de conhecimentos que nós já temos. E assim nos polirmos vagarosamente de nossas impor feições: construindo conhecimentos.

Comentários

Antônio disse…
Mais um texto interessante e bem concentrado na educação Leandro, parabéns.

Realmente algumas coisas mudaram mas ainda ha muito o que se fazer.

Abraço,
Rafaela Oliveira disse…
Muito legal o texto Léo... me lembra as aulas de Francisco...rsrsrsrs eta menino pra me matar de orgulho sô... rsrsrsrsr ótimo... beijos...
Cláudio Cunha disse…
Olá Leandro! Navegando por aí, vim parar aqui no seu simpático blog. Muito bom os textos. Bem escritos e sinceros. Voltarei para acompanhar as novidades. Abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Será que ainda existe o amor?

Desde que me conheço como gente, ouço falar em traição, em poligamia. E hoje me pergunto: porque as pessoas traem? Será realmente necessária a traição? Devo um dia trair a quem amo? A cada dia que se passa, parece que o fato se tornou normal. Vemos as pessoas falando claramente, abertamente que se tiver vontade vai trair mesmo. E lembrando que muitos casos ficam escondidos, abafados. quantos casais não traem e o conjuge nem fica sabendo? Casamentos de anos se desmanchando por causa de traição?! Conhecemos casos diversos, através dos amigos, dos vizinhos, das novelas e filmes. E parece que está virando moda essa onda de traição. Se algo não está legal no relacionamento, nada melhor do que a boa e velha "D.R.". É hora de discutir a relação e colocar ao parceiro o que não está legal, o que precisa mudar e de repente melhorar. Quem nunca fez isso? Acredito que se realmente existe amor entre os dois, não existe traição. Não tem essa necessidade. A melhor solução, por mais

Quando a solidariedade é pauta da vez

Fazer o bem é bom . Quando grandes tormentas acontecem, sejam elas naturais ou não, logo nos vem o sentimento de solidariedade, os alardes na mídia... da uma vontade de ajudar, mas logo tudo isso passa. E isso me faz refletir sobre a solidariedade. As vezes queremos ajudar Brumadinho, Mariana, a Síria, a África. Mas e aqueles que estão ao nosso lado? Não merecem ajuda? Porque não estão na mídia? Porque vc não vai ganhar nada em troca? Muitas vezes queremos ė que as pessoas saibam a quem estamos ajudando para nosso ego se vangloriar, pra parecermos que somos pessoas muito boas. Mas não ajudamos um familiar que tá com uma conta atrasada, um amigo que tá sem ter o que comer aquele mês, um medindo na rua com um cobertor ou agasalhos, mas queremos ajudar lá longe. A verdadeira caridade começa dentro de casa, compreendendo a esposa e filhos, dando atenção, amor, carinho. Pois se a nossa casa interna está bem, em harmonia, estaremos aptos a fazer o bem também aos outros. E a caridade não